SER HUMANO: EGOÍSTA OU IRRACIONAL?

Tribuna de Petrópolis, 23 de fevereiro de 2012.
Página CÃES GATOS E OUTROS BICHOS
Coluna AnimaVida
SER HUMANO: EGOÍSTA OU IRRACIONAL?
Observar o comportamento do ser humano é um “passatempo” interessante, mas extremamente frustrante. E não podemos deixar de perguntar: somos egoístas ou irracionais?
Algumas cenas vistas durante esse carnaval nos levam a essa questão.
1ª. Situação: uma charge que circula pela Internet, mostra em um dos quadros uma passista de escola de samba, vestida, praticamente, só com penas e plumas. Ela dá uma entrevista à TV dizendo que sua fantasia representava nossa biodiversidade, nossa fauna, as nossas belezas e a importância da preservação da natureza. O quadro seguinte mostra 4 aves depenadas, assistindo a tal entrevista e dizendo “Mas que f.d.p.” A charge de autoria de Renan Lima é ao mesmo engraçada e triste, exatamente por representar a pura realidade.
2ª. Situação: Concurso de fantasias para cães. Ninguém merece, não é mesmo? Principalmente eles que não estão nem aí para o carnaval. Mas, infelizmente, essas fantasias são vendidas até pela Internet. Uma rápida entrada no site do Mercado Livre nos mostrou fantasias de fadinhas, porquinho, ovelhinha e por aí afora. Já pensou se esses cães pudessem falar e dizer o que pensam disso?
3ª. Situação: Passando pela rodovia BR-040, vimos um homem fazendo uma caminhada com seu cão pelo acostamento. Até aí tudo bem se não fosse 1 hora da tarde, debaixo de um sol forte, o cachorro de pelagem longo e sem proteção em suas patas contra o asfalto quente. O dono do cão, é claro, estava com chapéu e tênis. Será que esse homem faria essa mesma caminhada descalço e com um casaco de pelo sobre o corpo?
Diante de nossa indignação com as situações acima, preferimos não apresentar conclusão nenhuma. Passamos essa tarefa para vocês, nossos leitores: seria o ser humano egoísta ou irracional? Ou será que existe uma terceira opção?

 

Deixe uma resposta