RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTES AO EXERCÍCIO SOCIAL ENCERRADO EM 31.12.2008.

A AnimaVida, associação civil sem fins lucrativos, tendo seu registro realizado no Cartório do 6 o . Ofício de Petrópolis em 01/09/2003, executou o projeto BICHO NÃO É LIXO nas escolas de Petrópolis, durante todo o ano de 2004, recebendo o apoio da Clínica Veterinária de Corrêas.

CONSCIENTIZAÇÃO – A AnimaVida, tendo como uma de suas frentes de trabalho a conscientização de crianças e jovens para a posse responsável de animais e para uma relação de respeito com os animais, atuou, em 2008, junto aos alunos das escolas abaixo relacionadas:

COLÉGIO JOÃO DE BARRO – Itaipava:
Foi desenvolvido o projeto BICHO NÃO É LIXO, com a apresentação de vídeos e atividades lúdicas visando mostrar às crianças a necessidade de cuidar bem e entender o comportamento dos animais de companhia.
Também foi apresentado o novo vídeo da WSPA – ANIMAIS: SERES SENCIENTES – abordando a questão de bem-estar animal para as turmas do 2º, 3º, 4º. e 5º. anos.

COLÉGIO BOM JESUS CANARINHOS
Apresentação do vídeo ANIMAIS – SERES SENCIENTES para as turmas das 6as. e 7as. séries.

Ainda dentro da proposta de conscientização de crianças e jovens para guarda responsável de animais, a AnimaVida iniciou o processo de capacitação de voluntariado para desenvolvimento do projeto BICHO NÃO É LIXO. Uma escola do distrito da Posse foi a primeira a receber os voluntários que levaram filmes e atividades lúdicas.

PROJETO CHARRETEIRO SANGUE BOM – Iniciado em 2007, o projeto CHARRETEIRO SANGUE BOM teve continuidade durante 2008, trabalhando diretamente com 25 animais utilizados em 8 charretes (50% do grupo). Foram realizadas:

  1. Vistorias médicas periódicas;

  2. Verificação da situação dos animais no ponto de trabalho;

  3. Aulas práticas de casqueamento e ferrageamento com a utilização de compasso;

  4. Microchipagem dos 50 cavalos utilizados em todas as 16 charretes, através de parceria com a Fundação de Cultura e Turismo (a Fundação adquiriu os chips e a AnimaVida levou o veterinário para fazer a implantação);

  5. Fechamento da valeta existente no meio-fio da Rua da Imperatriz, realizado pela Secretaria de Obras, por solicitação da AnimaVida, que vinha provocando diversos acidentes com os animais que prendiam suas patas dentro delas;

  6. Parceria com a Defensoria Pública que tenta a retirada da Rua Raul de Leoni (uma ladeira) do trajeto das charretes.

CONVÊNIO PARA CASTRAÇÕES – Durante o ano de 2008, a AnimaVida, através do convênio assinado com a Prefeitura de Petrópolis, castrou 356 animais, entre cães e gatos. da região do 2º. Distrito. Além das castrações, a AnimaVida também prestou, por conta própria, assistência a diversos animais com problemas de saúde dentro das comunidades.

DENÚNCIAS – Cumprindo sua tarefa de denunciar agressões aos animais, em 2008 a AnimaVida apresentou à Polícia 06 (seis) novas denúncias, perfazendo, em Dez/2008, um total de 10 processos em curso no JECRIM (Juizado Especial Criminal).

ASSISTÊNCIA A ANIMAIS – No decorrer de 2008, a AnimaVida atendeu uma média de 10 solicitações diárias, entre pedidos de castração, de ajuda para tratamento de animais e consultas para solução de problemas envolvendo animais. A AnimaVida também forneceu, nesse período, cerca de 350kg de ração para cães e gatos em lares provisórios ou de comunidades carentes.

AÇÃO CONTRA RODEIOS – A Ação Civil Pública movida contra o município de Petrópolis, em 2005, para que não sejam usados instrumentos que maltratem animais durante os rodeios que ocorrem durante as feiras agropecuárias, ainda está tramitando na Justiça.

ESPAÇO NA MÍDIA – A AnimaVida mantém um espaço no jornal Tribuna de Petrópolis com uma coluna na página CÃES, GATOS E OUTROS BICHOS. Além disso, durante o ano de 2008, a AnimaVida foi procurada por diversos veículos para falar sobre assuntos envolvendo animais e o projeto Charreteiro Sangue Bom.

LOBBY – Durante o ano de 2008, a AnimaVida manteve contato com diversos vereadores de Petrópolis visando expor o problema dos animais na cidade.
Também foram feitos, em conjunto com outras ONGs da cidade, contatos com os candidatos a prefeito na cidade.

FILIAÇÃO à WSPA – A AnimaVida permanece como afiliada da ONG inglesa WSPA-World Society for the Protection of Animals, tendo recebido da entidade, em Outubro de 2008, recursos para continuidade do projeto CHARRETEIRO SANGUE BOM, com previsão de utilização para o início de 2009.

CAPACITAÇÃO:

  1. Convenção Regional WSPA – Em Outubro/2008, participamos da III Convenção Regional das Afiliadas da WSPA Brasil, realizada no Rio de Janeiro

  2. Curso de Certificação em Bem Estar Animal (à distância) – realização do Instituto Cambridge, em Londres e do Instituto Bioethicus (Botucatu-SP), com duração de 2 anos, iniciados em 2008, com um corpo docente formado por profissionais reconhecidos internacionalmente.

Petrópolis, 31 de dezembro de 2008.

ANIMAVIDA
Ana Cristina de Carvalho Ribeiro
Presidente

Deixe uma resposta